Esmeraldinus

O GRADÍLIO
COMO COMPOR UM GRADÍLIO – UMA POESIA PROGRESSIVA
    Há muito que gosto de compor poesias no estilo que adiante descreverei. Procurei adequá-la a algum estilo que já existisse. Como não o encontrei, então resolvi, enfrentar e criá-lo. Seu nome é uma combinação de GRADual +idÍLIO*.
     Assim surgiu o gradílio. Uma poesia progressiva, gradual, de 10 versos em que as estrofes evoluem tanto em número de versos quanto na ideia que, num crescente, atinge um desfecho apoteótico no 10° verso, tendo este a responsabilidade de fechar o gradílio com chave de ouro.
O GRADÍLIO é composto de 10 versos dispostos da seguinte forma:
     1). 4 - 3 - 2 - 1 se preferir a ordem decrescente ou
     2). 1 - 2 - 3 - 4 na ordem crescente.
     A ideia deve ir crescendo a cada verso e o 10° verso deve ser o
     mais forte e tem o peso de fechar o GRADÍLIO com chave de ouro.
     Seu sistema de rimas segue uma das duas formas a seguir:
     1). Crescente:     A BB BAB ABBA;
     2). Decrescente: ABBA BAB BB A.
     3). É possível o uso de mote, sendo este de dois versos,
          coincidindo
          com o dístico.
     4). O Gradílio pode ser reflexo, com 19 versos com a estrofação
          4-3-2-1-2-3-4. As rimas seguem as regras já propostas.
     5). É permitido alterar a disposição rímica podendo utilizá-la À moda
          do soneto, mantendo sua estrutura gradual que o caracteriza.
          No quarteto: ABBA, ABAB ou AABB
          No terceto: ABA, BAB, AAB ou BBA
          No dístico: AA ou BB
          No monóstico: A ou B (rima obrigatoriamente distinta da usada
                              no dístico).
     6). Gradílio cromático -  usando o colorido rímico conforme as
          seguintes sequências, à escolha do poeta:
          Detalhes do Gradílio cromático:
          ABAB – CDE – ED – C ou
          ABBA – CDC – DD – C ou
          ABAB – CCD – DC – D ou
          ABBA – CDE – ED – C ou ao gosto do poeta.
     6). O Gradílio pode ainda ser composto em dueto ou duplex.
          Dueto,  quando em parceria com outro poeta, segue a mesma
                     temática, mas tornando-se peças independentes.
          Duplex, quando compostos em parceria com outro poeta, mas
                     sendo harmônico, como um prolongamento de cada
                     verso, complementando-o no outro da mesma estrofe e
                     posição, como se fossem únicos.
     O gradílio, então, poderá ser escrito com as várias combinações possíveis acima. Isto visa dar um pouco mais de liberdade ao poeta sem ferir a estrutura (4-3-2-1) e a quantidade de rimas (2) para o gradílio clássico conforme as rimas do gradílio cromático.
     A métrica é desejada, podendo usar versos de 7, 8 ou 10 sílabas simétricos. Deve-se evitar os cacófatos e erros de prosódia.
     As palavras devem ser usadas, explorando-se a sua semântica.
Exemplos de GRADÍLIOS:
****************

POESIA PROGRESSIVA
GRADILHO CRESCENTE
Eis-me aqui a lhes apresentar
Um novo estilo literário
Leve, belo e extraordinário
Veja bem o modo de rimar 
Veja mui bem o itinerário
A, B-B, A-B-A, A-B-B-A
E para as estrofes agrupar
Para não fazer o contrário
É seguir como num diário
UM, DOIS, TRÊS , QUATRO. Tá?
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SAUDADE QUE MARCA A GENTE
GRADILHO DECRESCENTE
Saudade maltrata a gente
Demonstra o que se perdeu;
Mostra o valor que não deu
Esta dor que a gente sente.
Lembrança que em mim doeu,
De quando eu era inocente,
De quanto você sofreu.
Quando mamãe faleceu
E quando meu pai morreu;
Marcou a alma da gente.
****************
B A L A N Ç O    G E R A L
GRADÍLIO REFLEXO ou ESPELHADO
De novo renasce em mim a esperança
De os meus sonhos finalmente realizar,
Pois uma vez mais tive que postergar
Por causa de minha intemperança.
Se frustrado chorei qual uma criança
Os projetos que não pude alcançar,
Os quais assumi, em forma de aliança.
Agradeço-Te os momentos de bonança;
Por teres provido grande abastança.
E apesar de mim, ensinaste o amar.
Como dom deste-me a perseverança
E o Teu Espírito deste por herança.
Deste-me a paz que nos traz segurança,
Misericórdia que  ensina a perdoar,
Que operou em mim profunda mudança.
Teu amor sem par, faz-me a testificar
O sangue de Cristo pagou a fiança
Nos libertou e deu-nos total  confiança
Pro Evangelho ao mundo irmos proclamar.
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GRADÍLIO – VIVER EM PLENITUDE
Gradílio Cromático
Não é possível, com os outros, em paz viver
Se não tenho, dentro em mim, paz interior;
Se me sento assim, por baixo ou superior;
Sendo é difícil com os outros conviver.
Quero harmonia total em atitude;
Sou um ser tricótomo, de espírito, corpo e alma,
Deus prometeu, em Cristo, viver pleno.
Devo conviver com os outros, calmo e sereno.
Pra ter, no Senhor, a comunhão que acalma..
Vida abundante é viver em plenitude.

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(*)  Com respeito à estrofação, o Gradílio utiliza 1-2-3-4, 4-3-2-1 e, no caso do gradílio Reflexo ou Espelhado a estrofação 4-3-2-1-2-3-4 ou 1-2-3-4-3-2-1.
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(*) Idílio – Poema campestre.

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SONATILHO


COMO COMPOR UM SONATILHO

O SONATILHO é uma variação do Gradílio, ambos estilos criados por mim:
1. Composto de uma décima, disposto em um terceto, um dístico, um
   quarteto e um monóstico  (estrofação 3-2-4-1). Detalhe: a soma de
   cada grupetos de duas estrofes é igual a cinco.
2. Duas sequências rímicas permitidas:
   ABA BC DEED C ou ABC CB ADDA D.
3. Métrica e acentuação frasal definida no primeiro verso da primeira
   estrofe.
4. A ideia deve crescer a cada verso, devendo ser consistente:
   a. Terceto – Introdução;
   b. Dístico – Desenvolvimento da ideia;
   c. Quarteto – Complemento da ideia;
   d. Monóstico – Conclusão, devendo dar a este último verso a maior
      importância, para fechar com garbo o SONATILHO.
Exemplo de SONATILHO:

SONATILHO #001 – O ENCONTRO DE DOIS TRIBUTÁRIOS
Autor: BOSCO ESMERALDO

Após uma noite de chuva intensa,
Desce firme, voraz e rugindo,
A banhar a pradaria imensa.

Veem-se barrentas marolas surgindo;
É o temporário Riacho Lobo.

Trás o muro, alegre, serpenteando,
Une forças a outro, sob o monte;
Riacho Saco e danificam a ponte;
Um dos acessos do Crato isolando.

Da Urbe, o Centro, a honra imersa em lodo!

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SONIDÍLIO

COMO COMPOR UM SONIDILHO 

O SONIDILHO é um estilo criado por mim baseado no soneto:
     1. Composto de uma décima, disposto em dois tercetos e dois
        dísticos  (estrofação 3-3-2-2).
     2. Duas sequências rímicas permitidas:
         ABA CBC DE ED ou ABC CBA DE ED.
     3. Métrica e acentuação frasal definidas no primeiro verso do
         primeiro terceto.
     4. A ideia deve crescer a cada verso, devendo ser consistente:
         a. 1° terceto – Introdução;
         b. 2° terceto – Desenvolvimento da ideia;
         c. 1° dístico – Complemento da ideia;
         d. 2° dístico – Conclusão, sendo o último verso o de maior
             peso, pois se bem utilizado dará brilhantismo ao SONIDILHO.
Exemplo de  SONIDILHO:


SONIDILHO #001 – SEGURANÇA BEM MONTADA
Autor: BOSCO ESMERALDO 

São duas amigas verdadeiras;
Fidelidade a toda prova;
São sempre atentas companheiras.

Punky, é a cadela mais nova;
Policiando nas fronteiras
Dá no intruso a maior sova.

A Heyle é sempre comportada;
Ela é a chefe da matilha;

Juntas guardam toda trilha;
Segurança bem montada.

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PARALETRIX

Como Compor Um PARALETRIX
PARALETRIX é uma composição poética, por mim criada que consiste basicamente de de dois tercetos em undecassílabos.
Encerra-se neles uma verdade disposta em duas versões paralelas entre si, de diferentes conteúdos, porém exprimindo a mesma ideia disposta em dois tercetos harmônicos, ou seja, o segundo confirma o sentido do primeiro.
Suas características:
1. Dois tercetos, paralelos e harmônicos entre si;
2. O segundo confirma a ideia do primeiro;
3. São undecassílabos;
4. Acentuação tônica preferenciamlmente na 6ª e 11ª sílabas de cada verso, ou seguir a definição da acentuação do primeiro verso do primeiro terceto, sendo a 11ª obrigatória.
5. As rimas estão dispostas nas sílabas tônicas de cada verso e
   recaem sobre essas tônicas do seguinte modo:
   a) Primeiro terceto:
       1. A1 – A2 (tônicas do verso 1);
       2. B1 – A1 (tônicas do verso 2);
       3. A2 – B1 (tônicas do verso 3).
   b) Segundo terceto:
       1. C1 – C2 (tônicas do verso 1);
       2. D1 – C1 (tônicas do verso 2);
       3. C2 – D1 (tônicas do verso 3).
   d. Suas rimas cruzadas e ocorrem internamente e, como se vê,
      nunca no final dos versos. Siga corretamente o cruzamento rímico.
A ideia de paralelismo é muito antiga e é bastante utilizada nas Escrituras Sagradas, a Bíblia. Um exemplo disto são os livros de Salmos, Eclesiastes e Cantares, mas principalmente o Livro de Provérbios.
Exemplo de PARALETRIX:

PARALETRIX #001 – UMA QUESTÃO DE DOSAGEM 

O veneno que mata é o mesmo que cura;
Difere a dosagem, se certa ou inexata
A sorte é por pura questão de contagem

Mesma água que dá a vida traz destruição.
Que maltrata ao ambiente, faz do homem suicida.
Seus frutos bons não são, quem paga é o inocente.

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 PENTATRILHO

 Como compor um PENTATRILHO ESMERALDINUS 

Um PENTATRILHO é um estilo poético por mim criado, o qual é composto de cinco estrofes, derivado do SONATILHO,  com as seguintes características:
  1. Estrofação: 5-3-2-4-1;
  2. Segue o seguinte rimário: ABCBA – CAC – DE – FEEF – D;
  3. Métrica definida na primeira estrofe em seu primeiro verso. As  métricas preferenciais são, sétimas e décimas;
  4. A prosódia* deve ser mantida, evitando sempre a silabada**;
  5. Espera-se criatividade e consistência em seus versos, contendo cada estrofe, nesta sequência:
         a) Estrofe 1 – Quinteto -Introdução da ideia;
         b) Estrofe 2 – Terceto - Desenvolvimento da ideia;
         c) Estrofe 3 – Dístico - Mote ou tema (opcional, mas é muito
             bem-vindo). Com ou sem mote, deve ser parte complementar da
             introdução da idéia;
        d) Estrofe 4 – Quarteto - Complemento da ideia;
        e) Estrofe 5 – Monóstico - Fechamento, conclusão (se houver o
            mote, deve-se repetir o primeiro verso do mote).

Glossário:
(*)  prosódia s. f.
1. Vocalização das palavras segundo as leis do acento e da
    quantidade. = ortoépia
2. Boa pronúncia. = ortoépia
3. Acentuação das palavras. = ortoépia
4. Ling. Estudo dos sons da fala, do ponto de vista da acentuação,
    entoação, duração, etc.
(**) silabada s. f.
Infrm. Erro no acento da sílaba ou na pronunciação da palavra.
         Erro de prosódia.
Fonte: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa http://www.priberam.pt/

PENTATRILHO #001 - ENSINA À CRIANÇA A VERDADE
Releitura em PENTATILHO (Remix)
Rimada: ABCBA – CAC – DE – FEEF – D

Para criar os filhos, creio;
No caminho em que deve andar;
E criá-los com honestidade;
Quer no servir ou comandar.
Pra não serem frutos do meio.

Quando adulto tem idoneidade
Para agir seguro, sem medo,
Consonante em integridade.

Ensina à criança a verdade,
O caminho em que deve andar.

Não sejamos com ela levianos
Pra que não venha desandar,
Nem sua vida desmoronar.
Mas que tenha longura de anos.

Ensina à criança a verdade.

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PHILOSOFIX 

*PHILOSOFIX é uma proposta filosófica / poética criada por João Bosco Rolim Esmeraldo.
- Bosco Esmeraldo é poeta, escritor, musicista, arranjador -
- cronista, contista, tradutor e pastor evangélico -

PHILOSOFIX segue essa formatação:
1. Versos dispostos em nonas na estrofação 3-3-3 (três tercetos);
2. Sequência rímica: ABA – BCB – CAC;
3. O primeiro terceto deve constar de uma TESE;
4. O segundo terceto deve ser a ANTÍTESE (a negação da tese);
5. O último terceto obrigatoriamente deve ser a SÍNTESE (terceto conclusivo);
6. A métrica é definida pelo primeiro verso e deve-se conservar
a mesma métrica e cadência até o final para manter a graça e e elegância do PHILOSOFIX.
7. O Philosofix também pode ser composto em dueto ou duplex:
 Dueto, quando em parceria com outro poeta, segue a mesma
temática, mas tornando-se peças independentes.
Duplex, quando compostos em parceria com outro poeta, mas
sendo harmônico, como um prolongamento de cada
verso, complementando-o no outro da mesma estrofe e
posição, como se fossem únicos.

Sei que muitos já usaram e ainda usam a formatação em tercetos, mas a grande diferença está justamente em o PHILOSOFIX ser uma poesia destinada a despertar a filosofia natural adormecida em cada poeta ou escritor.

Exemplo de PHILOSOFIX:

PHILOSOFIX - TODO O SER QUE RESPIRA
UM POEMA FILOSÓFICO
E todo o ser que respira, ............ )
Ao Senhor deve louvar...............(Tese)
Do contrário é um ser que expira )
Se o ser não respirar................. )
Está morto, está sem vida. ........(Antítese)
Não pode a Deus adorar.......... )
Se eu estou vivo, respiro, Então,...)
Devo ao Senhor exaltar ..............(Síntese)
De todo o meu coração............... )

*João Bosco Rolim Esmeraldo
Direitos Autorais Reservados ®

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VERSONITUS

O VERSONITUS ESMERALDINUS é um estilo literário criado por João Bosco Rolim Esmeraldo, uma variante do soneto e gradílio seguindo as seguintes características:
     1. Estrofação 5–3– 5 ou seja, quinteto, quarteto e quinteto;
        a. Externa: ABCBA – CBC – DEDED
        b. Interna: aaaaa – bbb – ccccc

     2. Métrica: dodecassílabos em dois midiversos de 6 x 6 (contagem
        silábica desconsiderando as sílaba átonas finais, se houver,
        como é o costume, tanto no midiverso (meio verso) quanto no
        final).
     3. No desenvolvimento, deve-se enriquecer o poema primando:
         a. Preâmbulo: no 1° quinteto:, deve-se fazer a introdução da
             ideia nos dois primeiros versos, começando seu
             desenvolvimento dos três restantes;
         b. Âmbulo ou desenvolvimento: No terceto, complementar o
             desenvolvimento da ideia;
         c. Fechamento: no 2° quinteto, preparar o clima lírico para a
             concluir o versonitus num “gran finale”.

Âmbulo: s.m. O mesmo que andar, caminhar, caminhada, seguimento médio, seguir ou sequência.

VERSONITUS ESMERALDINUS #001:
A AMIZADE SEM ENGANO DURA PELA VIDA AFORA
Rimada:    Externa: ABCBA – CBC – DEDED
Interna:  aaaaa – bbb – ccccc

O melhor da vida além de bem viver.
É ponto de partida para a sociedade.
Pois é a melhor saída de encontro á solidão .
E que nos dá guarida. Eu falo da amizade.
De fato, a boa medida para sobreviver.

É tão bom ter amigo, faz bem ao coração.
Sem essa de inimigo! É pura amenidade
E não temo o perigo, vou sem perseguição.

O amigo é como um mano; presente a qualquer hora;
O qual, sem desengano; está sempre ao teu lado .
Ele é cordato, humano, seu apoio não demora
E até sofrendo o dano, está ali, lado a lado.
A amizade sem engano dura pela vida afora.
 HEBDOMUS ESMERALDINUS

HEBDOMOS ESMERALDINUS - estilo literário criado por João Bosco Rolim Esmeraldo.
Estrofação disposta em quatro grupos de sétimas, agrupados em [7], [2-5], [4-3], [6-1] (somam sete) e rimada [ABBACCA] – [BC – DEDED] – [FGGF-HFH] – [IJJIIJ – F]
A métrica é desejada e, deve seguir o padrão do primeiro verso, o qual define a métrica do Hebdomos.

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 Hebdomos Esmeraldinus #001: EM GRUPOS DE SETE, DISPOSTO

Estrofação: 7, 2-5, 4-3, 6-1
Rimada: [ABBACCA] –[BC–DEDED]–[FGGF-HFH]–[IJJIIJ–F]

Eis aqui HEBDOMOS versos.
Criação Esmeraldina.
Que a todos se destina.
Aos que amam criar versos.
De preferência, simétricos.
Ou, a seu gosto, assimétricos.
Tons progressivos, diversos.

Poema que ao cansado alenta.
Que afasta os sentires tétricos.

Eis aqui bom desafio.
Que destila os bons pensares.
Qual num fuso, teço um fio.
Do qual refaz meus versares.
Da mente, casulo desfio.

Tecer uma ideia, a meta.
Exposta aqui, sem segredo.
Enfrenta a impunha, sem medo.
Do nada, cria o poeta.

Impressiona seu leitor.
Poema, seu imo secreta.
Das mentes, um benfeitor.

Em grupos de sete, disposto.
No total ou combinados.
Muito bem estruturados.
Assim deve ser composto.
O tema a ser proposto.
Com versos bem acabados.

HEBDOMOS, produtor.

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DECATOSECTOS ECOSSONANTES

DECATOSECTOS ECOSSONANTE é mais uma criação do poeta Bosco Esmeraldo.
Suas características básicas são:
16 versos dispostos na estrofação 5-5-3-3;
Rimada: AaaAbbA BccBddB-CeeC-DffD;
Métrica, definida no primeiro verso e deve ser mantida até o final do poema;
Aceentuação frasal é livre, mas deve-se cuida da prosódia e evita a cacofonia e a silabada.

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Decatosectos Ecossonantes #001: ONDE ENCONTRAR SOLUÇÃO
Rimada: AaaAbbA BccBddB-CeeC-DffD
Estrofação: 5-5-3-3

Às vezes, como a gente se sente
Jogado, encabulado, de lado
Muito triste, exausto e sem presente
Sem passado, sem futuro, obscuro
Como em tétrico viver dolente

Mas, de cara, enfrentar o problema
Traz a solução, na certa e é certa,
Pois te livras de qualquer dilema;
Bons frutos colherás, verás
E farás de etu viver um poema.

Não tentes fugir da situação,
Porque nunca resolve e dissolve
Qualquer chance de uma solução.

Talvez soem como dissonantes,
Meus pensares éticos, poéticos,
Decatosectos Ecossonantes.

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Teoria literária #013: CARMINIS PASTORALI

CARMINIS PASTORALI – Uma modalidade poética que integra os Versos Esmeraldinus, criação do Poeta Bosco Esmeraldo.
Estrofação: 5-3-2-2;
Rimada: ABABA CBC DE ED
A métrica é definida no primeiro verso e é mantida até final.
O acento frasal é livre, mas deve tomar cuidado com a prosódia e evitar os cacófatos e a silabada.
A ideia deve isr evoluindo através do poema, desde o início até o final, fechando o 12° verso com chave de ouro.

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Exemplo:

Carminis Pastorali #001: EM GRAÇA AO CLARÃO NÉDIO
Estrofação: 5-3-2-2;
Rimada: ABABA CBC DE ED


Exulta em a graça ao clarão nédio
Em intrépida vontade de labor total
Embora queira me tomar o tédio
Minhas forças em mero subtotal
Distorcendo os tons em grave médio.

Deseja ardentemente, se nos dar
Prosas amenas do querer imago
Já legar de menos a se avontadar.

Que poderia eu de si tirar a pecha
Nublante dor sem qualquer desdita

E sem declaração maldita
E para ser feliz, lhe dar a deixa.


Exulta em a graça ao clarão nédio
Em intrépida vontade de labor total
Embora queira me tomar o tédio
Minhas forças em mero subtotal
Distorcendo os tons em grave médio.

Deseja ardentemente, se nos dar
Prosas amenas do querer imago
Já legar de menos a se avontadar.

Que poderia eu de si tirar a pecha
Nublante dor sem qualquer desdita

E sem declaração maldita
E para ser feliz, lhe dar a deixa.

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Teoria Literária #014: DECATOS TETRA ECTOS ESMERALDINOS

Decatos Tetra Ectos no ritmo cordelístico, ordenados em grupos de quartetos e sextetos intercalados, são integrantes dos VERSOS ESMERALDINOS, criação do poeta JOÃO BOSCO ROLIM ESMERALDO.
Suas características básicas, além do que já foi dito, é sua rimada ABBA CDDCCD, sendo que o sexteto deve sempre ser o contraponto do quarteto, complementando este, numa verdade sincrônica ou conteste.
A métrica é pré-definida logo em seu primeiro verso e deve ser mantida até o final.
Como todos os VERSOS ESMERALDINOS, sugere-se o zelo pela métrica, prosódia, eufonia, e um texto livre de cacófato e ambiguidade, com uma ideia desenvolvida a partir do primeiro verso estendendo-se até o último, este conclusivo como fecho de ouro.

Obs.: Por seu ritmo cordelístico, neste Recanto tenho-o abrigado na pasta de cordéis.



Decatos Tetra Ectos: INTEGRIDADE IMENSURÁVEL
Rimada ABBA CDDCCD
No ritmo cordelístico (quartetos e sextetos intercalados).

Creio que é uma grande virtude
O ser honesto, ser ético,
E soa assim, tão poético,
É ter a certa atitude.

Mas temos que ser coerentes
Não somente de fachada
Não de cara mal lavada,
Precisamos ser decentes,
Sermos puros, conscientes,
Sem ação dissimulada.

Devemos ser verdadeiros
Sendo o nosso exterior
Reflexos do interior
Da verdade despenseiros.

Mais importante que ter
Boa fama, carro ou casa,
Não listado na SERASA,
Muito menos no SPC
É o simplesmente ser
Um que do mal se descasa.

Eu não devo exibir
Somente esses dons mensuráveis
Mas também os mensuráveis,
Não podemos coibir.

Nesses dons aprofundar
Devemos, sim, e com louvor
Pois não é nenhum favor
Deles em nós inundar,
Ter fartura, abundar,
Seja esse nosso lavor.

Pois a Natureza ensina
Que do azedo se faz doce
E do amargo, acridoce.
Esta é também nossa sina.

Como se come, assim temos
Que digerir nossos atos
E, sem fugirmos dos fatos,
Sem hipocrisia havemos
Ler tudo o que escrevemos,
Pra não sermos díspar atos.

Seja então nosso lema:
Amar, cuidar, perdoar,
Ao próximo agir, se doar,
Sem dilação, sem dilema.

Pois não é muito pedir
Que se viva em verdade,
Sem a menor falsidade,
O que não se pode medir
Amar, se dar, desmedir,
Com toda a sinceridade.

Amemos sem distinção,
Assim como Cristo amou
E a Si mesmo se entregou,
Seja a nossa devoção.

Sem nada esperar de volta,
Com altruísmo, com amor,
Sirvamos com todo o ardor,
Sem cobrança, nem revolta,
Nem armando viravolta,
De Deus, a essência é o Amor.

Teoria Literária #014: EXTRATO INTERLINEAR

Estilo poético componente dos VERSOS ESMERALDINOS, criado por Bosco Esmeraldo,  que consiste no emprego da seguinte estrutura:
. Quartetos e tercetos alternados;
. Deve-se fazer o uso de figuras de linguagem (e isto, melhor que ninguém todo bom poeta faz com maestria)  e conter mensagem interlinear no quarteto as quais servirão de base para o terceto a  seguir;
. Quanto ao número de estrofes, a depender da inspiração do poeta, tem o mínimo de um quarteto e um terceto, sem limite superior, sempre seguindo o paradigma proposto (4-3, 4-3...);
. Quanto à  métrica, tem dez sílabas em cada verso do quarteto e sete em cada do terceto;
. Deve-se manter a prosódia, evitando assim a silabada.
.Evitem-se ainda o uso de termos chulos e os cacófato;
. Rimada;
  . ABBA CBC
  . ABBA CCC ou
  . ABBA C (rima livre) C.
. O Extrato Interlinear é ótimo para desenvolver o uso e conhecimento das figuras de linguagem e para tal, creio ser uma excelente ferramenta entre o "alumni" e o seu "lente", ou seja, alunos e professor.

Exemplos de extratos interlineares:

Extrato Interlinear #001: SAÚDE SEM PREVENÇÃO (???)

Eis o que mais me intriga nesta vida,
Acho que talvez até aos bons crânios,
Não se concebe nem nos intracrânios,
Causa em nós redução de sobrevida.

Criar filhos sem correção,
Sem água se tomar banhos,
Saúde sem prevenção.

Extrato Interlinear #002: SAL E LUZ

Você é o sal da terra. Dá-lhe sabor!
É também a luz do mundo. Ilumine!
Seja em qualquer lugar, não desanime!
Pra Deus trabalhe! Faça bem o labor!

Nunca salgue! Só tempere!
Nunca ofusque, mas só brilhe!
Tem bom ânimo! Não se altere!

Extrato Interlinear #003: CONTRASSENSO


Sem teto, sem vida, infelicidade;
Do final do mundo, grita silente;
Da mente, demente, inconseqüente;
Miséria tanta, sem cumplicidade.

Na multidão e tão só;
Na verdade, como mente!
Girando em si, na pior.

Quem se diz santo, não está nem aí;
Passa bem a largo, que papelão!
Que despeitado! Não tem coração.
Ensimesmado, só pensando em si.

Devemos amar, qual Cristo;
Agir e se importar com isto;
Sim, mesmo sem sermos vistos. 


Teoria Literária #015: COMO COMPOR UM EXTRATO INTERTRIX *

Trata-se de mais um estilo literário criado por Bosco Esmeraldo a compor os VERSOS ESMERALDINOS.
  • São três tercetos com ou sem rimas, com métrica livre, a gosto do poeta;
  • O primeiro terceto deve servir de mina e base para os dois seguintes;
  • A temática é livre, mas deseja-se que enriqueça-se o texto com lirismo e figuras de linguagem, como pérolas a ser garimpadas, explícita ou interlinearmente;
  • É segundo terceto é extraído da primeira parte de cada verso ou de ideias incrustadas nas entrelinhas;
  • O terceiro e último terceto, formado pela extração da última parte de cada verso do primeiro terceto.
Extrato Intertrix #001: DA AURORA EM SORRISO *

Num sorriso, a aurora se rompe em dia,
Em gargalhada, prorrompe o dia a surfar,
Radiante, a farfalhar entre brisas de paz e bençãos.

Num sorriso,
Em gargalhada,
Radiante, a farfalhar.

A aurora se rompe em dia,
Prorrompe o dia a surfar,
Entre brisas de paz, e bençãos.

Teoria Literária #016: EXTRATO TETRA-HEBDOMOS

Estilo poético componente dos VERSOS ESMERALDINOS, criado por Bosco Esmeraldo, que consiste no emprego da seguinte estrutura:
. Quartetos e tercetos alternados;
. Deve-se fazer o uso de figuras de linguagem (e isto, melhor que ninguém todo bom poeta faz com maestria) e conter mensagem interlinear no quarteto as quais servirão de base para o terceto a seguir;
. Estrofação: 4-7;
. Permitido o uso de acróstico total ou parcial, se assim o desejar o poeta;
. Quanto à métrica, tem dez sílabas em cada verso do quarteto e sete em cada do hepteto;
. Deve-se manter a prosódia, evitando assim a silabada.
. Evitem-se ainda o uso de termos chulos e os cacófato;
. Rimada;
. ABBA CDECFFD;
. ABBA CCDEDFF;
. ABBA CDDEEDC ou
. ABBA CDEBEDC.

Exemplo:

Extrato Tetra Hebdomos #001: BEM-VINDA, MINHA NETINHA
Bosco Esmeraldo
Estrofação / rimada: 4-7 / ABBA CDECFFD

Ontem, grande notícia recebi,
A qual me deixou bastante contente,
De sorriso aberto, bem sorridente.
Feliz da vida, então eu percebi.

     M inha segunda netinha
     E 's bem-vinda, mui amada
     L inda como a irmã Camilla
     I ncrível alegria, neta minha,
     S obre ti repouse a bênção dada,
     S ê por demais abençoada,
     A mamos-te Melissa, duas vezes filha.

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