domingo, 1 de maio de 2011

CONTO #024: TRISTE FIM DE UM MACHISTA COM FINAL FELIZ

CONTO #024: TRISTE FIM DE UM MACHISTA COM FINAL FELIZ

Todo machista se gaba por ter uma mulher submissa, que nunca a deixou trabalhar, não só porque podia bancar todas as despesas doméstica e até transformá-la numa dondoca, se assim ela quisesse, mas porque, no seu pensar, mulher não tem que trabalhar. Tem que administrar bem o lar, cuidar bem do seu esposo e filhos. Manter em dia a economia doméstica.
Para isso alcançar, não mede esforços e cumpre bem o seu papel de supridor. De poucas palavras, traz tudo subjugado ao seu ar despótico. Não percebe ele que não obtém submissão por submissão, mas por puro medo e tremor. Não dado ao diálogo, costuma dar ordens que são imediatamente cumpridas, só para não experimentarem mais uma de suas histéricas explosões de fleumática neurastenia.
Passado o tempo, os filhos crescidos criaram asas e agora cada um voou para construir seu próprio ninho. Só restou um velho casal, velho rabugento que rouba vez em qual a paz de sua esposa que ele teima em chamá-la de dona encrenca.
Mas, que é daquele austero machista? Hoje, um solitário por opção, se comunica com dificuldade com sua mulher. Até que ele se esforça para ser gentil, mas, à força do hábito, mas transparece uma rudeza sem par. Agora aposentado, se sente um inútil, pois mesmo que quisesse, falta o jovial vigor para as labutas de outras eras. Não sabe o que fazer com tanto tempo. Quer jogar um carteado, mas a mulher sempre ressentida e mau humorada não quer saber de brincadeira. Está sempre a resmungar:
- “Não passe por aí! Não vê que está molhado? Acabei de passar o pano”.
- “Vai pra varanda que preciso arrumar a sala”!
- “Mije sentado! Estou farta de encontrar a droga dessa tampa salpicada de urina”!
- “Vá tomar banho! E vê se troca essa cueca! Troca a roupa! Não vista essa suada pra não ficar exalando essa inhaca de gambá'!.
Haja paciência! Aonde foi parar a sua honra de machista? Agora não passa de um bobo mandado. “Tomara que nenhum de meus antigos amigos me vejam nessa situação vexatória!”, pensa apavorado o 'sol poente'. “Que coisa! Justo agora no ocaso de minha vida!”.
Aprendeu a dividir as tarefas domésticas. Agora ele, pelo menos, lava as louças, mas não enxuga. Enquanto faz isso, sua esposa vai enxugando as louças e vão alimentando um papinho que pode evoluir para um momento de ternura e intimidade. Mas esse desfecho é um pouco raro.
Para manter a saúde em dia, foi-lhe imposta uma dieta que, a princípio lhe foi terrível a ela se adaptar. Mas, aos poucos, foi-se acostumando, descobrindo o real sabor dos alimentos. Como é que pode? Estava ali o tempo todo, mas só agora é que pode descobrir como é o gosto de cada alimento que antes era mascarado pelos condimentos. E não se cansa de dar graças a Deus por, apesar de tardiamente, poder ter-se encontrado consigo mesmo, também se ajustado com sua amada e o seu Criador, reconhecendo o Verdadeiro Senhorio de sua vida.
Disso tudo a fera foi domada e aos poucos transformou-se num quase perfeito cavaleiro. Melhor assim. Pelo menos dá pra ser feliz de verdade. Tem-se respeito e não temor. Tem-se prazer em está ao lado da pessoa amada e fazê-la feliz de verdade.
Mas, o número UM sentado, nem pensar!

Nenhum comentário:

Poesias - O melhor da WEB

Total de visualizações de página

A Hora Certa

Mapa de acesso de Visitantes X Localizações

Mapa de Acesso de Visitantes X Localização
Visitors X Location Map
ip-location